Comissão Própria de Avaliação

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

UFBA inicia Avaliação da Docência 2025.2 pelo SIGAA e amplia integração com os processos acadêmicos

 
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) deu início no dia 15 de dezembro ao processo de Avaliação da Docência, referente ao semestre 2025.2, que seguirá aberto até 08 de fevereiro de 2026. A iniciativa integra as ações de Avaliação Institucional da Universidade e, neste semestre, apresenta uma novidade importante: pela primeira vez, a Avaliação da Docência na Graduação será realizada diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
 
Até então, o processo ocorria por meio do Sistema de Avaliação Institucional da UFBA (SIAV). A migração para o SIGAA busca ampliar a integração entre Avaliação, gestão acadêmica e planejamento institucional, além de facilitar o acesso e a participação da comunidade universitária.
 
A Avaliação da Docência de 2025.2 é composta por dois formulários distintos, que contemplam perspectivas complementares sobre a atuação docente nos componentes curriculares do semestre.
O primeiro formulário é destinado aos estudantes de graduação, que avaliam a atuação docente nos componentes curriculares em que estiveram matriculados. O instrumento é composto por quatro dimensões avaliativas: a) Avaliação didática; b) Avaliação técnica; c) Avaliação relacional; d) Compromisso. Ao todo, o questionário conta com 18 itens fechados e um campo aberto para comentários adicionais, possibilitando que os/as estudantes expressem percepções, sugestões e observações qualitativas sobre o processo de ensino-aprendizagem.
 
O segundo formulário é voltado aos docentes da UFBA, que realizam a Autoavaliação de sua atuação nos componentes curriculares ministrados no semestre. O instrumento mantém as mesmas dimensões e itens do questionário discente e acrescenta a dimensão “Atuação docente”, reforçando o caráter reflexivo do processo. Assim como no formulário discente, há também campo aberto para comentários.
 
Espera-se que as informações e dados advindos desses processos avaliativos subsidiem análises institucionais, contribuam para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, apoiem o planejamento acadêmico e fortaleçam os processos de Autoavaliação dos cursos e da Universidade como um todo. Para isso, é essencial que Colegiados, Núcleos Docentes Estruturantes, Chefias de Departamentos e Direções de Unidades se apropriem dessas informações e dados a cada semestre e deem siginificação a eles, a partir do conhecimento contextual que teem dos cursos e unidades universitárias.
 
O período de participação foi planejado para abranger tanto o encerramento do semestre letivo quanto o período que antecede a matrícula do semestre seguinte, ampliando as possibilidades de adesão.
Reforçamos a importância da participação de estudantes e docentes, destacando que avaliar é um ato de corresponsabilidade com a qualidade da formação universitária.